domingo, 13 de maio de 2012

A FORMA DE ESCREVER - STEPHEN KING


A FORMA DE ESCREVER


Olá meus amigos leitores, no post A Forma de Escrever de hoje eu vou falar sobre o escritor Stephen King.



Stephen King nasceu em 21 de Setembro de 1947, foi por muitos anos professor de inglês, ainda nessa época publicou seu primeiro romance, Carrie, história de uma universitária perseguida e atormentada que descobre ter poderes telecinéticos e os usa contra seus perseguidores.


Carrie foi um sucesso estrondoso e antecipou o tema de seus livros posteriores, que seguem temáticas sobrenaturais, envoltas por muito suspense e horror. King se tornou um autor muito bem sucedido, tendo escrito mais de 50 romances que exploram o medo e aguçam os leitores.

No ano de 1992, Stephen King escreveu um texto endereçado aos seus leitores,nesse texto ele fala de seus gostos em particular, cita os livros e autores que contribuiram para seu crescimento enquanto escritor.Consegui uma versão traduzida que compartilho agora com vocês...explorem...

Querido amigo leitor,

Quando se trata de leitura, eu sou o equivalente literário de um onívoro – embora os meus gostos sejam principalmente, mistério, suspense, e (é claro) horror. Vou ler a tampa de uma caixa de fósforos se não há mais nada ao redor. Livros que eu apreciei recentemente incluem um romance emergente chamado Tender sobre o nascimento do rock and roll nos anos cinquenta, e Raven, um relato de não-ficção de suicídios em massa em Jonestown, na Guayana, escrito por Tim Reiterman. Alguns dos livros que ajudaram a moldar o curso da minha própria escrita foram O Senhor das Moscas, por William Golding (o melhor romance de suspense já escrito). Eu Sou a Lenda e O Incrível Homem que Encolheu de Richard Matheson (maravilhosas histórias de pessoas comuns cujos mundos comuns estão virados do avesso por horrores extraordinários) e a coleção87º DP de Ed McBain que me mostrou como escrever diálogos realistas. Em termos de enredo, eu suponho que aprendi a maioria de O Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie, Rebecca de Daphne Du Maurier e Um Beijo Antes de Morrer de Ira Levin. Eu acredito fortemente que escritores devem definir suas histórias firmemente nos lugares que eles acham melhor. Eu acho que Willian Faulkner – particularmente livros como Luz em Agosto e O Intruso – mostraram-me o caminho para encontrar as verdades universais que existem em lugares específicos. Romances de Robertson Davies, assim como O Quinto Personagem, e John Irving (As Regras da Casa de Sidra e A Prayer For Owen Meany, por exemplo) são grandes exemplos disso.

Quando se trata de romances de personagem, alguns livros me ensinaram e entreteram incluindo Um Estranho no Ninho de Ken Kesey, O Colecionador de John Fowles, e, de novo, Eu Sou a Lenda de Richard Matheson. Eu também aprendi alguma coisa sobre valor literário de histórias de terror em Macbeth de Shakespeare, Os Ratos nas Paredes de H.P. Lovecraft, Psicose de Robert Bloch e O Toque Mágico de F. Paul Wilson.

Obrigado,e continuem lendo...

Stephen King

Agora que vocês acompanharam um pouco mais sobre o autor,vejam só A Forma de Escrever que ele mesmo divulgou aos seus leitores e pretendentes a escritor:
 •Escreva muito – o aperfeiçoamento vem com a prática, assim como nos esportes. Escreva, e depois escreva mais, e assim você vai melhorar cada vez mais.
•Leia muito – precisa explicar? Para escrever bem, é preciso ler bem. Aumentar sua quilometragem, aprender fatos e estilos novos, saber melhor o que fazer (e o que não fazer). Não é difícil, e vale a pena.
•Vá direto ao ponto – ou pelo menos chegue logo ao ponto. Não desperdice o tempo do leitor com longas introduções e prolegômenos. Não gagueje.
 •Escreva um rascunho e deixe decantar – depois de escrever o rascunho, guarde por algum tempo, aguarde maturar, e só então revise e prossiga. Isto lhe permitirá ver o texto sob outra perspectiva, diferente daquela sob a qual você o escreveu.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E ATÉ O PRÓXIMO POST.







6 comentários:

  1. Tenho quase uns dez livros dele na minha de leitura, alguns eu quero ler faz anos, tipo Celular, O Apanhador de Sonhos e a série A Torre Negra, acho que vou deixar de lado as séries que estou lendo atualmente e começar a ler o tio King de uma vez, nunca li um livro de suspense e acho que os livros dele são perfeitos para começar

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno!
    Nunca li nenhum livro dele, mas tenho muita vontade. Na Bienal comprei O Cemitério, mas ainda não parei pra ler. Tenho certeza que o livro é muito bom, pois várias pessoas já me falaram que ele é um gênio do suspense e do terror. Não vejo a hora de começar a ler suas obras.
    Já li A Estrada da Noite que é do filho dele (Joe Hill) e que dizem ser tão bom quanto o do pai. Se eu já fiquei encantada com a escrita do Joe, então imagina como ficarei com o do Stephen. rsrsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno, tudo bem?

    Acredita que eu nunca li nada desse autor? Claro, tenho muita vontade, mas toda vez que vou comprar algo dele acabo não combrando. Meu desejo é ler Carrie e A Estrada da Noite, do filho dele. Um abraço!

    Ademilson
    http://livrosdoad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro dele, mas achei interessante saber um pouco mais sobre o autor. Pretendo ler algo dele no futuro, mas por enquanto prefiro ler um chick-lit.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Parabéns pelo post, ficou ótimo!
    Adorei saber mais sobre o autor, ele escreve muito bem!!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Stephen King é um dos meus autores favoritos, e adorei conhecer um pouco mais sobre ele.

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir