domingo, 5 de agosto de 2012

A FORMA DE ESCREVER - JÔ SOARES


A FORMA DE ESCREVER

Ele invade sua casa diariamente.
Estou falando de José Eugênio Soares, o famoso e carioca Jô Soares.

Aos 74 anos esse senhor baixo e gordinho, é um grande representante no cenário cultural, todos o conhecem na função de apresentador de talk show, o que muitos não sabem é que em mais de 50 anos, já cravou sua marca também nos palcos, nas artes plásticas e na literatura.
No post de hoje eu vou falar sobre a literatura de Jô Soares, vou apresentar pra vocês A Forma de Escrever desse notável e talentoso senhor.
Parece um absurdo dizer, mas existem pessoas que desconhecem o trabalho de Jô enquanto escritor, eu pude sentir e tirar minhas conclusões a respeito ao publicar a resenha de seu último trabalho aqui no blog.
Jô Soares é um ávido  leitor, dentre suas preferências estão as biografias e os romances policiais.Por esse motivo suas publicações seguem a linha romance-policial-histórico-humorístico.
Tudo começou em 1995 com O Xangô de Baker Street, em 1998, O Homem que matou Getúlio Vargas, em 2005, Os Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, e por último no ano de 2011 ele lançou As Esganadas.



No gênero, são apenas essas publicações e além desses títulos existem outros nem tão notáveis, mas muito bons.
Dos livros mencionados só não li O Homem que matou Getúlio Vargas, ele está na estante aguardando que eu o leia.
A Forma de Escrever de Jô é bem metódica e embasada em inúmeras pesquisas. Pesquisas aliás que são vistas no final de seus livros em sua vasta referência bibliográfica utilizada.
Ler um livro do Jô é realizar uma viagem no tempo pelos fatos mais relevantes da cultura brasileira nas últimas cinco décadas.
Uma curiosidade que faz parte de seu metodismo, é o fato de ele escrever suas anotações e boa parte dos livros com uma pena, daquelas antigas que funcionam com um tinteiro.



Em seus livros encontramos várias referências a intelectos, artistas do teatro, personalidades da música e da política, e escritores. Todos circulam por lugares conhecidos e são embebidos por muito mistério, suspense e toques de humor cabíveis somente a ele.
Outras características de seus livros, são as ilustrações e fotos, muitas delas são criadas por ele mesmo ou retiradas de revistas e livros antigos.


IMAGEM RETIRADA DO LIVRO
AS ESGANADAS


PARA ENCERRAR O POST EU DEIXO UM VÍDEO PARA QUE VOCÊS EXPLOREM E CONHEÇAM UM POUCO MAIS DO MULTI-TALENTOSO JÔ SOARES...


ANGÉLICA ENTREVISTA JÔ


ESPERO
QUE
TENHAM
GOSTADO
E...






7 comentários:

  1. Oi Bruno!

    Eu já li Assssinatos na Academia Brasileira de Letras e adorei, achei bem interessante! o inicio não me atraiu muito, mas a estória foi ficando bem interessante! Jô escreve muito bem mesmo! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Bruno,

    Gostei muito do seu post, gosto demais do Jô, e já li os tres livros dele, agora ueo o último dele....tem resenha nova no blog...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia os livros do Jô Soares, mas ainda não li nenhum deles, mas pelo o que eu já ouvi falar eles são bons. O livro que mais me chamou a atenção foi As Esganadas.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente muitas pessoas não conhecem o trabalho dele. Eu admito que li mais trechos do que livros inteiros dele. Mas, adoro a irreverência e principalmente as referências.

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!
    Também adoro o Jô!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Adoro o Jô.
    Gosto do trabalho dele como apresentador, ator, tradutor e escritor, claro.
    Gosto dos romances e das crônicas. Tem um livro dele, Astronauta sem regina, que é muito engraçado.
    Adorei saber que ele escreve com uma pena. Muito curioso.

    Seguindo seu blog, já.

    Beijos!

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O Jô é uma figura que poderia ser muito mais bem aproveitada, tanto pela televisão quanto pelas editoras. Acho uma pena. E o livro chegou, Bruno! Adorei, brigadão mesmo!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir