sábado, 9 de junho de 2012

SIM, EU FREQUENTO SEBOS

Sebo, taí um lugar que eu adoro frequentar.
Acho esses lugares incríveis, e não é devido somente ao preço dos itens que nele são vendidos, mas por toda a história existente por trás das preciosidades que ali podem ser encontradas.
Minha história de amor com os sebos começou bem cedo, lembro até hoje dos títulos da série vagalume que a professora fazia questão que nós lêssemos e que encontrávamos somente nesses locais. Nessa época eu ia até o sebo com minha mãe, e era bem divertido circular pelas saletas do local, o sebo em questão é conhecido como Torre do Tombo, o primeiro a surgir em minha cidade.
Esse sebo é fantástico, além dos livros o lugar é repleto de esculturas, quadros e fotografias e para completar o pacote sempre tem uma música ambiente para embalar nossas procuras.
O tempo foi passando e comecei a frequentar os sebos com os meus amigos. Queridos amigos por sinal, juntos eu Mariana, Vandeir, Poliana e Ederson fazíamos aquilo que batizamos de "Peregrinação pelos sebos".
A "Peregrinação" era muito legal, percorríamos todos os sebos da cidade em busca de nossos "preciosos tesouros", cada membro do grupo tinha um gosto em particular, além claro de compartilhar alguns em comum. Entre nossas escolhas autores como Stephen King, Sidney Sheldon, Danielle Steel e claro J.K.Rowling.
Passávamos horas e horas fazendo nossas escolhas, e esse é o grande segredo para entrar em um sebo. O negócio é procurar, revirar, remexer e analisar, não adianta ir em sebos com pressa, eu por exemplo passo horas consideráveis nesses locais, mato tempo, converso com outros frequentadores, pechincho e faço anotações para futuras aquisições.
Frequentar esses espaços já virou hábito, não há semana, por mais corrida que seja, em que eu não pare para namorar suas estantes (mesmo sabendo que tenho muitos livros em casa esperando para serem lidos).Uma coisa legal em sebos, são quando os donos  também são leitores, e conhecem muito bem o que é que estão vendendo. Não me incomoda a poeira, tampouco o cheiro que só os livros velhos tem, uma paixão compartilhada por muitos. Além disso tenho um carinho especial – e meio estranho, vá lá – por colecionar dedicatórias alheias. Adoro imaginar como teriam sido os últimos donos dos livros que compro, e se há marcas deixadas por eles melhor ainda.
Para me sentir acolhido dentro de um sebo não é necessário muito luxo, basta um banquinho confortável, e bastante tempo.
Separei algumas imagens de sebos para compartilhar com vocês...




E VOCÊS GOSTAM DE FREQUENTAR SEBOS?










17 comentários:

  1. Tem um sebo muito bom aqui onde eu moro,muito bom mesmo. Pena que é bem longinho da onde eu moro.
    Mais gosto sim, pra voc~e ter uma ideia comprei O sonho do Sucubo nele, e tva novinho. Na livraria eu ia pagar uns 30 reais.
    Boa Semana , te espero no meu

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tori,legal saber que você também gosta de sebos,tem livros bem conservados nesses locais,com aparência de novos e por um preço bacana.Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Eu já frequentei sebos teve uma epoca que eu trabalhava ao lado de um. Mas depois eu percebi que os preços não valiam a pena era pouca coisa mais barata que um novo. Então parei de frequentar mas as vezes vale mais a pena.

    Abraços!
    http://www.ummundodecomentarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,existem sebos que cobram preços fora da realidade e isso é uma pena.Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Oi Bruno!
    Gosto muito de sebos, mas na maioria das vezes não compro nada. Gosto de ir para ver os títulos e sentir aquele cheiro de livro antigo. (sim, gosto desse cheiro, mesmo que ele ative a minha rinite. rsrs).
    Os sebos daqui não são tão legais como esse que tem música e quadros. Na maioria das vezes fico com pena dos livros que estão dispostos de uma maneira lastimável. Dá até vontade de reorganizar tudo pra deixar bonitinho.
    Perto da minha faculdade tem vários sebos e sempre que dá dou uma passadinha por lá. Uma coisa que eu adoro são as feiras de livros. Não sei se tem por aí, mas é uma espécie de sebo que fica em vários pontos da cidade por um período e vendem livros velhos e novos. Adoro explorar cada estande procurando por livros. *-*

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,bom saber que você também curte frequentar sebos e que gosta do cheiro peculiar que só esses livros possuem,obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  4. Oi Bruno!
    Acredita que o único sebo que existia na minha cidade fechou? Foi uma pena quando eu fui passar lá e a loja não existia mais. Muito triste essa situação. :/
    Uma pena que eu não aproveitei mais... agora bate um arrependimento! :( Mas fazer o que...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara,puxa que chato você não ter sebo na sua cidade,o jeito é torcer para que alguém tenha a iniciativa de abrir um, e fazer sua alegria.Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Aqui no centro da minha cidade existem vários sebos! Mas você acredita que eu nunca entrei neles? Esse post serviu pra me lembrar de que tenho lugares pra visitar, e que, com esperança, tem livros Pretendo gastar tempo lá essa semana! Obrigado mesmo pelo post, eu estava esquecendo literalmente dos sebos! haha

    E muito obrigado pela visita no MúsicaTVetc! Espero que tenha gostado de descobrir Regina Spektor. Apareça sempre que quiser! :) Já estou seguindo aqui também.

    Abraços!
    Gabriel - Música, TV etc.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno!
    Nesse momento estou com muita inveja de você. Sem, é exatamente o que você está pensando: Aqui na minha cidade não tem sebos! =/
    Na verdade tem sim, mas a leitura é pouco valorizada aqui, então nunca encontrei nada de interessante em nenhum deles. Para você ter uma ideia a única livraria da cidade abriu a poucos anos e os preços são extremamente salgados.
    Gostaria muito de poder fazer uma dessa peregrinação, como você e seus amigo... Quem sabe um dia!
    Abraço!

    www.livreiromaluco.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruno. Sou apaixonada por sebos e toda a história que carregam. Ultimamente, tenho estado sem tempo de frequentá-los, mas logo vou reservar alguns dias para conferir o que há de novo... ou velho =) ótimo post.

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sebos são requinte para nossa cultura. Gosto de estar com tempo sobrando, ver e rever milhares de vezes o acervo. É incrível o que dá pra se achar.

    ResponderExcluir
  9. Até esse ano nunca tive o hábito de frequentar sebos, mas como os livros da minha faculdade são muito caros comecei a visitar os sebos aqui da minha cidade, até agora não consegui parar, lá tem muitos liros bons e em bom estado por preços baixissimos, e tem não apenas livros para a minha faculdade mas vários livros que comprei para poder ler nas horas de folga.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Faz séculos que não vou em um sebo... rs
    Aqui na minha cidade não tem nenhum, então tenho que ir sempre no centro do Rio para poder ir nos sebos.
    Obrigada pelo seu recadinho e carinho lá no Sook. Tem post novo por lá.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ir em um, não descobri nenhum ainda onde eu moro, mas eu acho muito válido! Com certeza compraria livros, e mais livros, haha
    Abraço,

    Vitor Dutra http://maredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Bruno,

    Gostei demais do seu post, quando morava em São Paulo ia muito nos sebos e comprei ótimos livros novinhos, nem parecia que tinha sido usados...legal demais...parabéns pelo post....abçs.

    Tem resenha no blog.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. eu amoo sebos! não entendo o preconceito das pessoas com eles

    ResponderExcluir