terça-feira, 23 de outubro de 2012

LIVRO OU FILME?/FILME OU LIVRO?


É de olho no grande sucesso alcançado no meio literário que muitos cineastas e produtoras de filmes querem e fazem de tudo para deterem os direitos de adaptar as obras para o cinema.
Esses profissionais enxergam a adaptação como um investimento altamente lucrativo, hoje em dia temos vários exemplos que deram certo, livros como Senhor dos Anéis, Harry Potter, e As Crônicas de Nárnia viraram megaproduções nas telonas do cinema.
O gênero que mais tem conquistado o público de uma maneira geral é aquele que explora a fantasia, através de obras literárias que abordam o tema, os filmes são enriquecidos com efeitos especiais,locações e cenários espetaculares, sem falar nos bons figurinos e trilha sonora.
Existem pessoas que aprovam as adaptações e outras que detestam, muitos questionamentos acabam sendo feitos, alguns reclamam da falta de fidelidade, ou licença poética que muitos cineastas tiram alegando deixar o filme mais comercial.

Mas aí vocês devem estar se perguntando, por qual motivo o post se chama Livro ou Filme?Filme ou Livro?
Através dessa pergunta eu quero saber de vocês leitores a preferência ou ordem que gostam que aconteçam as coisas...eu vou explicar.
Eu amo ler e amo cinema também, só que não sou do tipo que vê o filme pra depois ler o livro, pra ficar satisfeito as coisas devem acontecer nessa ordem.Primeiro eu leio e depois assisto.
Assim aconteceu quando vi o cartaz de As Crônicas de Nárnia nos cinemas,fiquei louco pelo filme de imediato e para não chegar despreparado no cinema fui ler e conhecer a respeito, assim aconteceu com todos os filmes de Harry Potter, A Bússola de Ouro entre outros.
Cada pessoa faz da forma que preferir, eu tenho um amigo que sempre vê primeiro o filme para depois ler, segundo ele a decepção é menor.Ele se satisfaz assim, eu não.Ao meu ver o legal é chegar sabendo das coisas que funcionaram,dos pontos que melhoraria, das cenas que acrescentaria ou tiraria.
Sendo assim o blogueiro aqui quer saber de você leitores...

LIVRO OU FILME?
FILME OU LIVRO?




30 comentários:

  1. Eu prefiro ler o livro primeiro. Acho que as expectativas para o filme depois de ler o livro fica mais emocionante, pois a gente fica comparando um com outro e vê a cena que a gente mais amou no livro ficarperfeita no filme e marvilhoso.
    Sou completamente a favor que as coisas aconteçam nessa ordem, primeiro livro depois filme e ai compara um com outro.
    Mais confeso que sempre acabp vendo o filme primeiro ao invés do livro, na maioria das vezes isso aconteceu e depois que tive a oportunidade de ler o livro acabei me decepcionado com o livro.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Dany!
    Temos pelo jeito a mesma preferência,ler depois assistir.
    Obrigado por sua contribuição e um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo atrás, eu simplesmente não conseguia terminar o livro se já soubesse o final, tive que aprender a gostar dos livros mesmo eu já tendo assistido a uma adaptação antes. Mas se puder escolher, prefiro ler o livro primeiro para depois assistir à adaptação. De qualquer forma, literatura e cinema são linguagens diferentes e gosto muito das duas coisas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia!
      Concordo com você,literatura e cinema são duas coisas que gosto e que possuem linguagens diferentes.
      Abraço e valeu por comentar.

      Excluir
  4. Bom dia
    Sou mais do tipo que lê o livro primeiro pra depois ver o filme muita gente critica que no filme se perde muita coisa mas acho que tem que ser adaptado mesmo e isso é normal

    beijos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júh!
      Adaptações sempre seram feitas,acho apenas que devem ser mais criteriosos e prepararem um bom trabalho.

      Excluir
  5. Ah, eu sempre prefiro o livro. E sempre leio antes de assistir.
    São poucos os livros que eu assisti antes de ler. E também só assisti antes por que não sabia que tinha livro haha
    Eu gosto de ir para o cinema com aquela tensão sabendo a cena que está por vir haha
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Primeiro livro e depois filme,não gosto dê ter spoilers,gosto dê virar as páginas do livro na ansiedade do que está por vir e não virar já sabendo o que vai acontecer..fico sem nenhuma motivação :(
    Beijo
    livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu gosto dos dois, mas tem exceções aonde só um é bom xp

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Então, eu não dou muita importância pra essa ordem, com um porém: não pode ser suspense. Assisti ao filme Os Homens que não amavam as mulheres e ler o livro depois foi decepcionante, pois eu já sabia o final. Agora, se for romance e tal, encaro o filme antes numa boa.
    Abraços

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Em se tratando de suspense fica realmente difícil né?

      Excluir
  9. Eu adoro assistir adaptações! Não tenho uma ordem de preferência, as vezes eu leio primeiro, em outras primeiro vejo o filme..
    Beijinhos!

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia!
      Também curto adaptações,só que elas tem que ter conteúdo.
      Abraço!

      Excluir
  10. Oi, se alguma adaptação que vai estrear me agrada procuro o livro antes, mas às vezes não dá e acabo vendo o filme ai se gostar muito vou atrás do livro :)

    Abraços,
    http://paraisocaotico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sem dúvidas prefiro ler o livro primeiro, pois foi dele que o filme surgiu e merece ser conferido primeiro.
    Pra mi funciona assim: Se por acaso o contrário (o livro que surgiu do filme) eu assisto o filme primeiro!

    Isso é Interessante - http://mondarikc.blogspot.com.br/

    Livro Memórias do Fantasma - http://mdfantasma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos!
      Concordo,o livro merece ser conferido primeiro.

      Excluir
  12. Eu prefiro ler o livro pra depois ver o filme. Mas nunca aconteceu isso comigo sempre acabo vendo o filme primeiro ):
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Ver o filme primeiro pode tirar o encanto do livro não acha?

      Excluir
  13. depende viu dificilmente os livros são melhores que os filmes, mas existem casos raro como o filme para sempre eu assisti e adorei mas achei o livro tão chato que nem terminei de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Infelizmente o que você mencionou pode acontecer,mas deve ser raro.
      Abraço e valeu por comentar.

      Excluir
  14. Bruno, primeiro tenho de ler o livro, evito ao máximo assistir ao filme antes, e quase sempre me dou bem na escolha desta ordem. Raramente vejo filmes com uma qualidade melhor que os livros, então acho que já conhecer a história ao acompanhar o filme, muitas vezes, facilita o entendimento.

    Luciano A.Santos
    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Para mim, acho que a ordem não importa. Se eu gostar do filme eu leio o livro. Se o livro existir primeiro que o filme, vou sem panico le-lo primeiro.
    Não me prendo nisso, pois para mim é o mesmo efeito!

    seguindo! Skoob!
    bjs e visite-me
    http://leituradeouro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, acho que isso depende muito de tudo. Tem livro que eu prefiro a história com certeza. Ler foi melhor. E tem outros que o filme ficou bem melhor do que a história. Com certeza.

    Abraço
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Também sou do tipo que prefere ler determinado livro antes de ir ao cinema assistir a adaptação, porque assim você consegue imaginar os personagens ao seu gosto e, caso não consiga imaginar alguma coisa, o filme pode te ajudar a entender melhor o que tinha ficado confuso (ou também pode te deixar ainda mais confuso caso o filme não seja fiel). Mas também depende muito do livro, né? Já aconteceu comigo de eu assistir a um filme que não fazia ideia ser adaptação de um livro, daí quando fui ler o livro, me decepcionei. Gostei mais do filme. Isso é uma grande exceção, pois geralmente acontece o inverso, gosto mais do livro por dar mais detalhes e não deixar escapar certas coisas importantes.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho preferência em ler o livro primeiro, assim eu não sofro influência do filme e posso aproveitar 100% da história, mas se eu ver o filme primeiro eu não vou poder apreciar a história direito pois eu já vou conhecê-la.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Bruno! Eu prefiro ler, primeiro. Mas as vezes, eu vejo logo o filme porque considero que a historia fica melhor filmada. São casos de filmes adaptados de livros que não vou ler. Ex: Crime e Castigo, um livro com um tema espetacular, mas com um estilo literário que eu não curto. Adorei o filme! Rsrsrs. Abraços!

    ResponderExcluir