domingo, 14 de outubro de 2012

RESENHA - NARCISO TÉDIO E FÚRIA

Olá exploradores culturais!
Hoje eu preparei a resenha do livro Narciso - Tédio e Fúria pra vocês. Esse livro foi escrito pelo Roque Neto, autor parceiro do blog...espero que gostem pois eu gostei.

Título: Narciso - Tédio e Fúria
Autor: Roque Neto
Número de páginas: 167
Editora: Quártica















SINOPSE

A vida não é um filme, mas bem que poderia ser, bem que poderia trazer enredos e músicas para dentro de nossos dias. Talvez assim nos sentíssemos envolvidos pelas brumas de um doce romance ou, mesmo, por uma aventura de capa e espada.
Narciso: tédio e fúria é isto, um filme real, uma história viva, cortante, apaixonante, visceral. Neste livro, temos a vida como tema central, personagens de carne e osso interagindo numa ficção sem precedentes.
O mistério da vida joga com a realidade de fatos que passam pelo amor de maneira tão surpreendente como faz com a morte. Nada é previsível, nada é lugar-comum neste livro.
A cada capítulo, descobrimos que o tédio e a fúria vivem dentro de nós, exatamente na mesma proporção, numa luta marcadamente vigorosa.

TRECHO DO LIVRO

"Do capítulo 25, sobre como lidar com pessoas que cometiam faltas graves, emergiu a seguinte frase: "Este homem foi assim entregue à morte da carne para que seu espírito se salve no dia do Senhor."Senti-me devorado por meus pensamentos. Ali nasceu meu plano...Eu precisaria apenas de tempo para aperfeiçoá-lo. Mas a decisão nasceu ali. Ninguém tinha o direito de me fazer sentir aquela dor que me oprimia o peito. Alguém teria que pagar por isso." (página 53)

MEUS COMENTÁRIOS


Envolvente.
Essa é a palavra que uso para definir a leitura de Narciso - tédio e fúria. O livro me envolveu do começo ao fim sem que eu perdesse o fôlego e o entusiasmo.
Narciso - tédio e fúria apresenta a história do personagem Francisco das Chagas Araújo, começamos o livro conhecendo sua trajetória de vida e depois descobrimos os motivos que o fizeram arquitetar um plano de vingança para tirar de seu caminho àqueles que de alguma maneira contribuíram para seu sofrimento.
O personagem teve uma vida bem difícil, nasceu em uma zona rural da cidade de Esperantina, Piauí. Nessa cidadezinha há algumas famílias influentes e predominantes, sendo essas: Valadares, Lins, Borges e Aleijo.
Francisco na infância era conhecido como Chiquinho, um menino que teve que conviver com pessoas que não davam muita atenção a ele, para sua família ele não passava de um estranho, um desconhecido.
Sua infância foi marcada tristemente até que um dia duas pessoas estenderam a mão para ajudá-lo. Chiquinho fora agraciado e recolhido das ruas pelo padre João e sua irmã Helga, ambos alemães.
A partir desse dia sua vida mudou radicalmente,recebeu carinho, afeto, moradia e teve o privilégio de estudar tornando-se um aluno aplicado e invejado.
O tempo passou e Chiquinho cresceu, muitas coisas mudaram e de maneira gloriosa para ele, foi estudar em um seminário e conviveu diariamente com o mundo existente nos campos religiosos da Igreja Católica.
Sua juventude era rica, Francisco tinha orgulho de ver no que se transformara, para os amigos ele era uma espécie de líder na qual se espelhavam.Francisco era determinado e defendia ardilosamente os fracos e oprimidos.
Tudo caminhava para a perfeição, mas em um certo dia tudo foi modificado e membros da própria igreja resolveram que seria melhor padre João e dona Helga voltarem para a Alemanha. Morre aí o Francisco, nasce então Narciso - tédio e fúria.
Uma grande reviravolta acontece no livro,os rumos da vida de Francisco se tornam sombrios e ele resolve que o melhor é destruir àqueles em que confiava.Surgem aí temas profundamente discutíveis como homossexualidade, aborto e um maior ainda que é o da vingança.
Vingança que é muito bem pensada e explorada, enxergamos através do personagem uma mente maquiavélica e inteligente, cada detalhe é minuciosamente planejado e o resultado é fatal.

"Coloquei-me do lado da cama.Segurei vigorosamente a barra de ferro e acertei sua nuca repetidas vezes.Com algum esforço, retirei o travesseiro e cobri seu rosto." (página 84)

Acho que já deu pra perceber o quanto o livro é bom né?...Não posso dar detalhes maiores do livro pois não quero estragar a leitura de vocês.
Só posso dizer que a história é bem interessante, muitos podem até achar o tema da obra simplista,mas não é. A cada página virada a trama se enriquece e somos apresentados a situações e personagens que prendem a nossa atenção.
Existem duas coisas que eu mudaria para melhorar o livro, a primeira é que ele tivesse orelhas (acho que fica mais bem acabado),a segunda é que ele fosse mais extenso, queria ler mais e mais páginas porque o achei incrível. Daria um ótimo filme...e se daria.
Agradeço ao autor e parceiro Roque Neto por disponibilizar seu livro, foi um privilégio conhecer e se envolver com Narciso - tédio e fúria.

E AÍ,GOSTARAM DO LIVRO?
O BLOGUEIRO QUER SABER...ENTÃO...







29 comentários:

  1. NOSSA :O que resenha 'água na boca' :)) parabéns!
    Não conhecia o livro e quando li a sinopse no post nem me interessei tanto,porém pela resenha pude constatar que vai mais além..que parece ser um livro bem profundo :)
    http://www.livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louise!
      Legal saber que o livro te deu água na boca,fico satisfeito que tenha gostado da resenha.O livro é profundamente interessante.
      Abraço e obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Nossa, parece bom mesmo! Parabéns pela resenha! Gosto de livros com personagens bem construídos e esse parece bem interessante.

    Bjs
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia!
      O livro é bom mesmo viu...legal que curtiu a resenha.
      Abraço querida!

      Excluir
  3. olha, quando a pessoa usa a palavra ''envolvente'' pra descrever um livro, eu já me impressiono logo. Fiquei com muita vontade de ler! não conhecia o autor, vou pesquisar. :)

    ah, amei o blog. :D


    leioporquepreciso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      O livro é impressionante e envolvente,merece ser lido.
      Muito obrigado por comentar e um abraço.

      Excluir
  4. Depois de ler Porque eu Amei, fiquei viciada no autor. Adoro a forma como ele constrói seus personagens, as influências da vida nordestina e católica que Roque domina tão bem. Já anotei, porque tenho certeza que vou gostar deste livros!

    Grande Abraço

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Roque Neto é um autor viciante mesmo,também li e já resenhei Porque eu Amei,esse livro é excelente.
      Abraço e valeu por comentar.

      Excluir
  5. eu nao conhecia o livro, adorei a resenha
    uau, sério, deu vontade de ler
    mas com a pilha e livros q eu estou aqui fico morrendo huashushu
    to mega cheia de livros
    nem sei se conseguirei ler tudo até o final do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Que bom que gostou da resenha,fico satisfeito.Também estou no mesmo dilema que você...cheio de livros pra ler.
      Abraço querida!

      Excluir
  6. Bruno, já me falaram maravilhas do Roque Neto mas infelizmente ainda não consegui ler nada dele, o que é uma pena, pois os autores nacionais vem cada vez mais ganhando minha consideração, com bons títulos lançados ;)

    Bela resenha

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano!
      O autor escreve maravilhas mesmo,tive o privilégio de ler dois de seus livros e curti demais.Vale a pena.
      Abraço!

      Excluir
  7. Nunca ouvi flar desse livro parece interessante, sua resenha ficou ótima! :)
    beeijos

    livrokawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Procure o livro e leia,você vai gostar.Fico satisfeito que tenha gostado da resenha.
      Abraço!

      Excluir
  8. Gostei muito da sinopse e dos trechos do livro que você colocou no post( principalmente o da P.84) fiquei curiosa em ler.Parabéns pelo post ficou muito bom e graças a ele vou ficar louca se não ler o livro rsrs...

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizandra!
      Que bom que despertei sua curiosidade através dessa resenha.
      Abraço!

      Excluir
  9. Oi Bruno!
    Nossa! O livro parece ser bom mesmo. Acabei de ler a resenha de outro livro desse mesmo autor e que tem como tema a homossexualidade. Ambos parecem ser muito bons e profundos com temas que geram muita discussão.
    Fiquei curiosa para ler esse livro. xD
    Livros sem orelha tem uma vantagem: as pessoas não vão usá-las para marcar a página. rsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      O autor trabalha temas bem discutíveis em seus livros,e com grande maestria.
      Obrigado por comentar e um abraço.

      Excluir
  10. Oie Bruno
    adoro livros que retratam vinganças,e ainda mais quando o autor explora nosso cenário nacional.Parece ser muito bom!
    Vou colocar na minha listinha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline!
      Coloque na sua listinha de leituras,vale a pena...de verdade.
      Abraço querida.

      Excluir
  11. Olá!
    Tem um selo p vc la no meu blog!
    omelhorparaseler.blogspot.com
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhonatas!
      Valeu pelo selinho,vou pegar lá no blog.

      Excluir
  12. Parece muito interessante este livro. O fato de ser um autor nacional aguça mais ainda a minha curiosidade.

    Sucesso ao autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos!
      O livro é interessante mesmo,e o bom é que é nacional.

      Excluir
  13. Olá!
    Poxa, nunca havia ouvido falar nesse livro, mas parece bem interessante. A estória me deixou curiosa, por mais que eu não goste de estórias ambientadas no Brasil, sua resenha me deixou curiosa para saber o que vai acontecer no final.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Bom que gostou da resenha,o desfecho do livro é incrível.
      Abraço!

      Excluir
  14. NUNCA ouvi falar, acredita?
    Romances independentes tendem a ser ótimos!
    Vou procurar arranjar este!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius!
      Arranje esse livro e se delicie,é uma ótima leitura.
      Valeu por comentar.

      Excluir
  15. Adoro o nome Narciso, isso já me chamou a atenção. Parece diferente. E bom, pelo que li. Me chamou bastante a atenção.
    Vou procurar por ele. Abraço

    MauMau
    Sonhos e Resenhas

    ResponderExcluir