Título Original: Florence and Giles
Gênero: Romance
Autor: John Harding
Editora: Leya
Número de páginas: 282
SINOPSE COM VÍDEO
1891.Nova Inglaterra.Em uma distante e decadente mansão,onde nada é o que parece,dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio.A jovem Florence,de apenas 12 anos,passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores,em uma rotina tediosa e desinteressante.Até que,um dia,a menina encontra a biblioteca proibida da mansão,e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados...
TRECHOS QUE GOSTEI
Nossa nova preceptora parou diante da biblioteca e esperou que a alcançássemos.Então abriu a porta e deu-nos passagem;com um toque delicado nas costas conduziu-nos para dentro da sala.Ficamos perto da entrada,de boca aberta diante do que vimos,sem conseguir acreditar em nossos próprios olhos.As cortinas haviam sido abertas e a luz do sol banhava todo o aposento,preenchendo o vácuo que lhe fora negado durante tanto tempo.
COMENTÁRIOS
Esse livro para mim foi uma verdadeira e boa surpresa, digo isso porque não botava muita fé na leitura dele.Mas para minha felicidade eu gostei bastante.
A leitura de A menina que não sabia ler se inicia de forma bem agradável e calma,nos mostrando todos os sonhos e esperanças de uma menina que vive em um mundo criado para si.Na verdade é a própria personagem (Florence) que narra todas as passagens da história.Ela começa descrevendo e nos explicando como funcionam as coisas na mansão Blithe House,que pelo seu tio e tutor é totalmente negligenciada.
Florence possui um irmão mais novo chamado Giles,que por sinal é sua única família considerada,já que seu tio mora bem longe.
O tio de Florence após uma desilusão em sua vida acredita que mulheres não devem ser letradas e por isso proibe que Florence aprenda a ler.
E é a partir desse momento que entra o título do livro (totalmente diferente do original,que é Florence and Giles).
Nada demais até aí pois a história consistia simplesmente nas explicações de Florence sobre sua vidinha chata e monótona, enquanto se transformava numa garota super inteligente, fã dos mais famosos clássicos da literatura,como Shakespeare, Edgar Allan Poe entre outros. E quando Theo (um menino que sofre com crises asmáticas e que de vez em quando passa temporadas com a família na propriedade vizinha) aparece na história, ao invés do livro se voltar para um romance tedioso e bem meloso como eu imaginei que aconteceria, a perspectiva não sofre alterações. As passagens de Theo pelo livro são mais cômicas( ele é bem desajeitado) do que outra coisa e a relação entre os dois jovens se torna bem interessante.
Mas como nem tudo são flores eis que aparece a Srta. Taylor. Uma tutora misteriosamente contratada pelo tio de Florence (para substituir a tutora antiga que infelizmente morreu afogada de forma macabrada no lago existente na propriedade) e que chega para transformar em cinzas os dias da menina. Srta. Taylor é um doce e anjo de pessoa quando o assunto é o pequeno Giles, mas faz de tudo para ser um empecilho e atrapalhar a vida da pobre e sofredora Florence. Acontece que a menina tem certeza que a mulher está ali para levar seu irmão embora, pois ela demonstra ter um comportamento bem doentio quando vai de madrugada no quarto de Giles. Florence sabe que precisa tomar providências urgentemente, ou então perderá seu querido irmão para aquela estranha mulher que parece monitorar todos os seus passos e esconder segredos sombrios e macabros.
De uma maneira geral, eu gostei imensamente do livro. Possui uma narrativa super agradável (eu adoro narrações feitas na 3ª pessoa), capítulos bem distribuídos e não me recordo em nenhum momento de ter encontrado erros ortográficos significativos no exemplar. Durante toda a leitura tornou-se bem doloroso ver a situação de Florence, sozinha, sem ter a quem recorrer, naquela casa que já foi abandonada há muito tempo. Ela não conhece o mundo, não tem o carinho e amor de nenhum parente, raramente sai da mansão Blithe, não possui amigos a não ser o jovem Theo. Sua única companhia é seu irmão e o garoto é a razão da sua vida,e ela chega aos extremos para o proteger.Ao realizarem a leitura vocês descobriram a que consequências será levada o rumo da história(não vou contar o que é).Ao meu ver o grande erro e que vejo sendo negativo foi a substituição do título original,não gostei nem um pouco,mas mesmo assim eu indico para que façam essa leitura.
EXPLOREM A MENINA QUE NÃO SABIA LER.
Sinceramente... agora que li sua resenha estou muito...muito mais afim de ler esse livro do que estava antes, e logo vou poder né Bruno ...rsrsrs
ResponderExcluirAmei suas conclusões sobre esse livro, vc especificou passagens importantes e deixou-nos com vontade de saber o desfecho da história, parabéns.
Beijinhos
Viviane
http://vivianeblood.blogspot.com/
Olá Vivi,pois é logo você terá o livro em mãos e poderá saborear suas páginas.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Oi Bruno!
ResponderExcluirO livro parece ser bem legal mesmo, só não gostei da capa original (esse pássaro preto ficou feio. rsrs)
Valeu pela dica!
Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Olá Gabi,o livro é bem legal mesmo,e realmente a capa original deveria ter sido melhor composta.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Apesar de não ser o meu habitual, tipo de romance, fiquei super curiosa depois de ler a sua resenha.
ResponderExcluirGostei da cara nova do blog.
*Bye*
loucaporromances.blogspot.com
Olá Marla,de uma chance ao livro e não se arrependerá.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Adorei a resenha, Bruno! Eu sou louca para ler esse livro...um dia eu consigo! ^^
ResponderExcluirBjus!
http://palomaviricio.blogspot.com
Olá Paloma,que bom que gostou da resenha,fico feliz.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Sua resenha é muito, apesar de começar a ler o livro e não terminar, deu até uma vontade de continuar lendo.
ResponderExcluirwww.maisintimo.blogspot.com