domingo, 1 de abril de 2012

RESENHA - PORQUE EU AMEI


Título Original: Porque eu Amei
Gênero: Romance
Autor: Roque Neto
Editora: Dracaena
Número de Páginas: 240

SINOPSE

Às vésperas de ser nomeado bispo e realizar o grande sonho de sua mãe, padre José Lucas se apaixona pela primeira vez.Seu relacionamento com Thomas lhe proporciona as delícias e as incertezas do primeiro amor, e uma pausa na rotina de suas atividades religiosas.Entretanto, aquilo que separa as duas faces de sua vida será colocado à prova quando os segredos que os amantes escondem um do outro forem revelados.

TRECHO DO LIVRO

...Padre Wilson sorriu o sorriso dos vencedores e leu o e-mail que tinha em suas mãos.
O que ele considerava uma falta grave era apenas parte do episódio da noite em que dirigi bêbado pelas ruas de Roma.Naquela ocasião, bati em um carro e a polícia me levou para a delegacia, onde permaneci até o amanhecer.Eu esperava por mais, mas ele se calou.Calou-se e olhou para mim como se esperasse solene aplauso.  - página 38.

MEUS COMENTÁRIOS

O autor Roque Neto e a Editora Dracaena são parceiros do blog, recebi a proposta do autor para selar a parceria e fiquei bastante entusiasmado em ler a sua obra pois os dois temas chave da trama são amplamente discutíveis e despertam opiniões diversificadas nas pessoas.
O livro Porque eu Amei mostra um pouco do universo católico, através do padre José Lucas que é um homossexual, esses são os dois temas polêmicos da trama, pois falar juntamente do catolicismo e da homossexualidade não é nada corriqueiro em uma obra literária.
Apesar de ser uma história fictícia, é fácil encontrar momentos pra lá de realistas no livro, pois ao escrever essa história o autor não nos poupa da realidade nua e crua que acontece dentro dos domínios da comunidade católica.
Fazendo a leitura do livro é possível visualizar os dois lados da vida do padre José Lucas, por um lado vemos um homem que saí de boné,camisa e jeans para um encontro amoroso com outro homem e por outro lado encontramos um homem respeitável, adorado, sábio e que traja uma batina como vestimenta.
Porque eu Amei é escrito com os capítulos alternados e que vão se intercalando no decorrer do livro, ora vemos o presente do personagem principal, ora vemos o seu passado (infância e adolescência) até o momento em que se torna padre.Vale lembrar que parte da história se passa em Pernambuco, no município de Condado, e outras passagens em Campinas, em lugares bem conhecidos.
O final do livro é bem emocionante e nos faz refletir sobre questões e conceitos de uma realidade atual, e não apenas pelo fato de retratar o homossexualismo e o celibato sacerdotal, mas por despertar alguns valores adotados por uma sociedade que muitas vezes é massacrante.
Ao meu ver um livro é bom quando não queremos parar de ler, e é isso que acontece nesse livro, eu não queria largar o livro antes do seu final, resultado li em apenas um dia.
O autor escreve muito bem, e nos proporciona uma leitura bem agradável e que flui rapidamente.Vale ressaltar o brilhante trabalho da Editora Dracaena que produziu um livro rico em detalhes.

Em suma, posso afirmar que o autor sem sombra de dúvidas foi audacioso e corajoso em conceber um livro com temática tão polêmica, nos proporcionando momentos de questionamentos sobre fatos que muitas vezes nos cercam.

12 comentários:

  1. Oi,
    Tudo bom?
    Muito obrigada pela visita em meu blog... Adorei... Vim ver conhecer o seu... e adorei também =) Já estou seguindo...
    Engraçado que eu não tinha lido nenhuma resenha deste livro, então nunca me chamou muita atenção... Mas me interessei bastante depois que li o seu... Parabéns...

    Beijinhos...
    Oceano Literário – http://www.oceanoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      Posso te afirmar com toda certeza que você vai gostar bastante desse livro,e após iniciada a leitura o livro vai te chamar a atenção.
      Obrigado pelo comentário e um grande abraço!

      Excluir
  2. É uma temática bem polêmica mesmo ein? Como realmente é difícil achar esse tema na literatura, esse livro realmente pode causar impactos em religiosos fanáticos que com certeza não iriam gostar deste livro.
    Mas eu achei bem interessante o autor abordar isso!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luara,realmente o livro aborda uma temática bem polêmica e realista,e concordo com você foi mesmo interessante o autor abordar isso.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Espero que ninguém seja contra o livro, né?

      Um beijo,
      Luara - Estante Vertical

      Excluir
  3. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro.
    Adoro esse tipo de abordagem, essa temática que nos parece pesada é a realidade de dentro de conventos e seminários, onde se enclausuram jovens em idade em que os hormônios falam mais alto que a vocação. Realmente fiquei afim de comprar o livro.Assim que puder vou providenciar .
    Beijos Bruno, resenha muito bem elaborada, parabéns .

    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/04/resenha-promo-como-num-contos-de-fadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,que bom que a minha resenha surtiu efeito em você,a ponto de fazer querer ler o livro,tenha certeza que não vai se arrepender.Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem Bruno? Sou João Felipe do blog Lugar do Leitor. Gostei do seu blog, bem parecido com o meu... Já estou seguindo.

    Abraços,

    http://lugardoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa é uma das sinopses mais originais que eu já li na literatura brasileira atual. Adorei a ideia do livro e adoro essas discussões polêmicas. Sua resenha também está ótima, muito sincera e objetiva. Com certeza vou buscar esse livro!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno!
    Obrigada por comentar lá no meu blog, sou muito grata!
    Ótima resenha e ficquei muito interessada por esse livro! Adoro livros que de certo modo geram uma polêmica :D

    Beijos :*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruno!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha!
    Fiquei curiosa agora... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir