Título Original: As Esganadas
Gênero: Romance Policial
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 262
SINOPSE
Rio, 1938. Um perigoso assassino está à solta nas ruas. Seu alvo: mulheres jovens, bonitas e...gordas.
Sua arma : irresistíveis doces portugueses. Com requintes de crueldade gastronômica, ele mata sem piedade suas vítimas, e depois expõe seus cadáveres acintosamente, escarnecendo das autoridades
TRECHOS QUE GOSTEI
A gorda, tomada por um fervor quase religioso, se acerca da prateleira de doces. Chega-se aos pulos, como um passarinho seduzido pela serpente. Sua indecisão se manifesta de novo:
-São tantos, meu Deus, e tão lindos!
Ela se inclina para cheirá-los, as narinas pulsando de prazer...
CRÍTICA
Tenho pra mim que As Esganadas é o melhor livro escrito por Jô Soares até o momento. Tive o privilégio de ler seus outros livros e acho esse novo romance simplesmente fabuloso.
Já li e assiti entrevistas do Jô nas quais ele relata seu processo criativo, sabendo isso penso que sua escrita está fluindo melhor a cada nova obra lançada.
Jô Soares já possui uma forma estabelecida de escrever. Seus livros são romances policiais que misturam personagens fictícios interagindo com personalidades reais, dentre eles estão citados nesse livro, Getúlio Vargas, Adolf Hitler, Fernando Pessoa, Lourival Fontes entre outros.
Diferentemente de seus outros romances, nesse Jô entrega o assassino logo no começo, pois para ele o importante não é descobrir quem matou, mas o porque e o grande motivo para se fazê-lo.
O assassino desse livro é Caronte, dono de uma funerária de prestígio que após o suicidio do pai, assassina a mãe gorda que tanto o oprimia (calma não estou revelando tudo)... e é aí que tudo se inicia na mente psicótica do serial que tem fascinação por matar mulheres gordas.
Como não podia faltar, muitas passagens do livro são engraçadas e nos fazem rir de verdade, e isso se dá graças a veia cômica que Jô possui e se faz valer no livro.
Em suma posso dizer que o livro é um bom entretenimento, de fácil leitura e de ritmo adequado, possível inclusive de se ler em um dia, apesar de eu o ter lido em dois.
Explorem agora o capítulo inicial de As Esganadas através do vídeo.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E UM SUPER ABRAÇO.
Parece bem interessante, ainda mais que o autor já conta de cara quem é o assassino.
ResponderExcluirAbraços!!
Ademilson
http://livrosdoad.blogspot.com/
Pois é Ademilson,o livro é bem interessante mesmo,sei que parece estranho o fato do autor revelar o assassino logo de cara,mas vejo que ele preferiu fazer como Alfred Hitchcock,que desprezava os modelos esquemáticos dos romances policiais convencionais.
ResponderExcluirEsse livro se sustenta bem em cima daquilo que acontece depois da motivação do assassino.
Vale a pena ler.
Obrigado pelo comentário e um abraço.
Adoro o Jô, e tristemente confesso que nunca li um livro dele, mas esse eu vou tentar comprar, está na minha lista desde que foi lançado, e sua resenha maravilhosa me deixou mais encantada e ansiosa já.
ResponderExcluirCurto demais esse tipo de história policial, essa mescla de fantasia com realidade,vou ler sim. Arrasou Bruno \o
Beijinhos
Vivi
Razão e Resenhas
Vivi,eu também adoro esse tipo de história policial,leia o livro e tenha certeza que vai adorar.O Jô arrasou nesse livro.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e um abraço.
Nossa, que legal. Admito, já vi esse livro algumas vezes na estante, mas nunca procurei saber sobre o que ele realmente se tratava. Na verdade achei que era uma coisa completamente diferente. Acabei ficando bem animado para ler agora e farei isso em breve, até por achar que estava por um preço bem legal!
ResponderExcluirÓtima resenha, parabéns!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, passando para retribuir sua visita ao meu blog.
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do Jô, mais assistir um filme baseado em uma obra dele, que não me agradou.
*Bye*
@lporromances
loucaporromances.blogspot.com
Confesso que ainda não li nenhum livro do Jô, morro de vontade.
ResponderExcluirdevo começar por esse?
*-*
beijos
boa sexta quase sábado!
Amy - Macchiato
http://thislovebug.net/macchiato
Oi!!!
ResponderExcluirNunca li nada do Jô, e acho que se eu começar por esse não irei me arrepender, gostei muito da resenha e a trama parece um tanto hilária.
beijos
Magia Literária
Oi.
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do Jô, mas acho que começar por esse parece ser uma boa escolha. Já ouvi muitas pessoas falando bem dele e realmente fiquei com vontade, ainda mais com Hittler e Vargas. rsrs
O assassino se chama Caronte? Nem é uma referência ao barqueiro da mitologia grega que leva as almas para o reino de Hades,né? xD Muito legal.
Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Boa tarde, Bruno.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário no blog O CONDADO DE TOLKIEN. Eu também sou de São José do Rio Preto velho.kkkkkkk Estou seguindo seu blog, se poder siga o meu também. abraço.
Oi Bruno, essa foi a primeira resenha desse livro que eu li, que já foi o mais vendido. Sempre quis saber melhor sobre o assunto dele e achei bem legal. Sua resenha ficou muito boa e completa.
ResponderExcluirCaique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter
Muito boa sua resenha! Eu quero muito ler esse livro, o Jo realmente arrasa!
ResponderExcluirBeijão
Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com
Eu adoro o Jô. Acho ele muito inteligente e morro de vontade de ler esse livro dele.
ResponderExcluirLi algumas resenhas bem positivas, então to doida pra ler. :D
Um beijo,
Luara - @luuara
http://estantevertical.blogspot.com/