sábado, 7 de janeiro de 2012

VAMPIRISMO

Olá queridos exploradores, hoje eu venho fazer um post sobre eles os VAMPIROS.
Atualmente vem surgindo uma grande onda de Vampiros, para alguns eles até parecem ser personagens recém criados, mas o fato é que esses seres fazem parte do imaginário das pessoas há séculos.
O surpreendente é que a partir dos anos 1800 já existem registros desses seres publicados em romances e poemas. Como podem perceber, eles cravaram suas garras bem cedo.
A primeira história sobre Vampiros e em língua inglesa surgiu em 1819, trata-se de O Vampiro, de John Polidori. A obra é considerada a grande influência para a concepção do livro Drácula, em 1897 do autor Bram Stoker.
Esse livro mostra Vlad, um ser violento, impiedoso e maligno com suas vítimas, e é a partir dessa obra que se estabelece toda a mitologia que nos acompanha até hoje, dando vida aos modernos sanguessugas da literatura, da TV e do cinema.
A sólida base concebida por Bram Stoker permaneceu intocada na literatura até o ano de 1976, com a chegada do livro Entrevista com o Vampiro, da consagrada autora Anne Rice, que é fascinada pelo tema, tendo criado inúmeros livros sobre o assunto.
A autora mudou alguns elementos dos vampiros iniciais, em suas mãos eles se tornaram mais ambíguos, sedutores e em alguns aspectos, mais humanos.
Anne Rice é uma espécie de Stoker, só que da literatura moderna, e é justamente ela a fonte de inspiração para outros autores, como é o caso de Stephenie Meyer da saga Crepúsculo, e também de Patricia Waddell, criadora dos livros True Blood, que ganharam versão para TV num seriado.

Em se tratando de cinema, é em 1922 que chega às telas Nosferatu, do diretor alemão F.W.Murnau, que vem a ser o primeiro longa-metragem baseado na história de Bram Stoker.


Considerada uma obra-prima do genêro, em 1992 é a vez de Drácula de Bram Stoker, com direção de Francis Ford Coppola.


Assim como aconteceu na literatura, Anne Rice também apareceu com sua obra no cinema. Em 1994, Entrevista com o Vampiro vai às telas com Tom Cruise no papel do vampiro Lestat, no elenco estelar temos ainda Brad Pitt e Antonio Banderas.



O próximo e bem repercussivo passo em toda essa história vem justamente com Crepúsculo, que é o mais recente exemplar dos inúmeros filmes já produzidos sobre vampiros.


Além do cinema, os Vampiros ganharam destaque também nas séries televisivas, sendo explorados de inúmeras maneiras.


EM TRUE BLOOD



THE VAMPIRE DIARIES

Como vocês podem ver os VAMPIROS ganharam diversas versões, na literatura, na TV e no cinema, e podem ter certeza a trilha de sangue não vai parar tão cedo...protejam seus pescoços.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.

5 comentários:

  1. Ah!Fala sério... fez esse post pra mim né?Adorooo vampiros desde que estava no útero ensanguentado de mamãe...srsrs

    Adorei as referências, amei a foto de Nosfertu, vc escreveu bem, só faltou na minha opinião falar dos livros da Irmandade da Adaga Negra, que são livros sobre esses atuais vampiros sexys e maravilhosos,no mais está perfeita a postagem.
    Parabéns.
    Vampiros são sangue bom *.*

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. AMEI O POST *-*
    Podem rir, mais eu acredito em vamps '-'
    Eu amo vamps, amo muuuuuuiiiiiito mesmo, infinitamente amo.
    Ta de parabéns *o*

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu adoro esses vampiros, eles estão tão presentes nas nossas vidas, na realidade nos ddevemos agradecer a eles, pois, muitos jovens começaram a se interessar pela literatura a partir dessas histórias.
    Gostei do blog. Ta na lista de blgos parceiros.
    http://adpiagge.blogspot.com/
    @alef_dp

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a postagem, quando vi o titulo pensei que já ia vir uma comparação e uma discriminação com os vampiros atuais. Mas foi muito bem escrito e ainda bastante imparcial.

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu, sinceramente, amo vampiros!
    E consequentemente amei o post!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir