segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RESENHA - A GAROTA DA CAPA VERMELHA


Título Original: Red riding hood
Gênero: Romance
Autor: Sarah Blakley-Cartwright
           David Leslie Johnson
Editora: iD
Número de páginas: 339

SINOPSE

Valerie é uma moça que mora com sua família em uma vila tradicionalista.Durante vários anos e em todos os meses um sacrifício é oferecido ao Lobo, sendo que são entregues  os melhores animais da família, o objetivo é que o Lobo deixe os moradores da Vila em paz. Até que aos 7 anos de idade, a cabra de estimação de Valerie, Flora, é oferecida como sacrifício. Valerie tenta salvar sua cabra, mas ao invés de ter sucesso acaba tendo seu primeiro encontro com o Lobo, este encontro mudou sua vida. 10 anos depois uma garota é assassinada pelo Lobo durante a Lua Vermelha, os moradores da Vila resolvem caçar o Lobo, porém o padre pede a intervenção do Padre Solomon que já matou um Lobisomem no passado, e começa a caça ao Lobo.

TRECHOS QUE GOSTEI...

Valerie observou os galhos carregados de neve varridos pelo vento, oscilando, desenhando um oito. A avó veio por trás dela e colocou algo sobre seus ombros.
-Que tal?
Ela olhou para baixo. Era uma bela capa, de um vermelho vivo.
-Vovó...-Valerie nunca vira nada parecido.
Era o vermelho de lugares distantes, de fantasias...

Esta capa, no entanto, não era engomada nem pinicava. Era incrivelmente fina e quase fluída, como se fosse tecida de pétalas de rosa...

CRÍTICA...

Eu me surpreendi bastante ao ler esse livro, confesso que estava meio apreensivo pois descobri que o livro foi escrito com base num  roteiro cinematográfico escrito pelo David Leslie Johnson, fiquei com um pé atrás. Mas o fato é que o livro é rico em todos os sentidos, a temática, os personagens, o enredo e todo o ceticismo criado em torno de uma lenda tão rica e forte.
Durante toda a leitura fiquei tentando achar pistas para tentar desvendar quem era o Lobo, e o legal é que o livro menciona isso quase que nos finalmente, foi mantido um grande suspense e mistério em torno do assunto, para isso os personagens ganharam um toque de ambiguidade.
Em suma posso dizer que o livro é uma leitura muito agradável, a narrativa é deliciosa, e  na terceira pessoa...ficaram curiosos para descobrir quem é o Lobo?
Então explorem A GAROTA DA CAPA VERMELHA.
ERA UMA VEZ UMA GAROTA QUE
IA SE CASAR COM UM FERREIRO.
ERA UMA VEZ UM LENHADOR QUE
QUERIA FUGIR COM ELA.
ERA UMA VEZ UM LOBO...

10 comentários:

  1. Oi Bruno!
    Ainda não li esse livro, mas vi o filme e gostei.
    Fui num encontro sobre esse livro e várias pessoas falaram que ele não tem um final e que a menina que escreveu não conseguiu captar bem os sentimentos dos personagens. Pelo que você escreveu parece que quem disse isso estava errado. Bom, só vou saber quando ler, né? rsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!
    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/

    Abraços :-)

    ResponderExcluir
  3. Gabi,o livro me agradou bastante,leia e tire suas conclusões,no final acho que vai gostar.
    Abraço!

    Igor,muito feliz por sua visita ao blog e que bom que gostou,fique sempre a vontade e volte mais vezes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas assistir o filme, e gostei muito. Para mim é show dw bola.

    Beijos

    Ane
    http://diariovirtualdaane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Opa Explorador. hahaha :D
    Eu quero muito ler esse livro, já vi o filme, porém não é a mesma coisa de ler o livro neh? hohoho
    Será uma de minhas leituras para esse ano de 2012.
    Lindo Blog, como sempre, hehe
    Sucesso, Abração .

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  6. Com muita gente eu assisti ao filme, mas quero emails ler esse livro, sua resenha está ótima, nos faz mais vontade ainda de ter o livro nas mão,como sempre .

    Ah! Tem selinho pra vc lá no Razão e Resenhas, qd tiver um tempinho dá uma olhada \o
    Beijos
    Vivi
    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/selinho.html

    ResponderExcluir
  7. Ainda nem vi este filme, mas parece ser bem legal. Tudo o que mistura coisas da nossa infância e um toque bem adulto, me atrai e muuuuito!

    Fiquei hiper curiosa para saber quem é o bendito lobo, mas assim que tiver a oportunidade, lerei o livro! :D

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!!
    eu não li o livro ainda, mas já vi o filme, achei legalzinho, mas nada que realmente me chame a atenção.
    talvez eu leia o livro, mas tem outros na minha lista!!
    beijos

    Magia Literária

    ResponderExcluir
  9. Curti esse livro, o título e a capa ficaram muito interessantes.

    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  10. Ainda nem vi o filme, mas com certeza vou ler esse livro, adoro mistério, e alem do mais o fato de ser uma versão adulta da chapeuzinho vermelho me atrai.

    ResponderExcluir